Sobre

foto-oda-pb

Oda Scatolini, biólogo, nasceu em São Paulo em 1979 e mora em Brasília desde 2005. Atuou por nove anos no Ministério do Meio Ambiente junto a povos indígenas e comunidades tradicionais. Viveu por um ano na Austrália, e quando voltou à Brasília, em 2014, decidiu sair em um período sabático para se dedicar ao trabalho artesanal com madeira, enquanto paralelamente trabalha em soluções sociambientais baseadas em tecnologias livres.

Na marcenaria optou pelos métodos tradicionais, preferindo os encaixes e colagens no lugar dos pregos e parafusos, evitando sempre que possível o uso de materiais industrializados. A matéria prima é escolhida com cuidado, utilizando sempre madeira certificada e acabamentos naturais atóxicos, como cera de abelhas e óleos vegetais.

Trabalha sozinho. Cada peça é produzida com carinho, e somente um móvel é produzido de cada vez. O design é econômico, buscando linhas simples, bordas suaves e funcionalidade.

Ao final de cada trabalho, os móveis apresentam suas características essenciais: a autonomia das crianças, inspirada na pedagogia montessoriana, a durabilidade, segundo a qual os móveis podem ser adaptados ou repassados para outras crianças por muitos anos, e o cuidado com a natureza, com a saúde e o bem estar das crianças e de seus pais.

São móveis simples, sustentáveis e feitos para durar.